03/06/16 por Christh Teixeira

Os números de uma prestação de contas no trimestre refletem o desempenho de toda uma empresa. São relógios de metas para lá e para cá. Cifrões que não levam em consideração o que foi feito durante o dia-a-dia pelos colaboradores.

É impossível, ainda, mensurar o comportamento de uma pessoa. Por mais que ela apresente padrões no cotidiano, com uma rotina super regrada, sempre vai acontecer algo de inesperado, que vai afetar de alguma forma o que foi previsto.

Um pedido especial do diretor-executivo ou um evento que foi marcado sem um planejamento prévio são coisas que acontecem em qualquer empresa. E que acabam influenciando o trabalho como um todo. Até mesmo os resultados.

Para preencher essa lacuna, as empresas procuram desenvolver os chamados indicadores de desempenho, engajamento e satisfação. Métricas que tentam traduzir o que acontece no cotidiano. Sem a clareza de uma pesquisa de clima.

Uma pesquisa de clima oferece, ao gestor de competências, um painel de gaps que influenciam o cotidiano como um todo. E também como partes, com a lupa do líder colocando em foco área por área. Podendo cruzar o todo, com as partes.

O que faz o setor de marketing, por exemplo, superar as suas metas? E vendas? Eles são estritamente ligados. São respostas que ela traz, de modo preciso.

Isso não significa que a – falta de – gestão de pessoas é a única solução para o problema. Há várias causas e motivadores, como a infraestrutura ou a logística.

Uma gestão ineficiente, que trata o capital humano como um encargo trabalhista, é uma das principais causas que, geralmente, passa batido pelas empresas.

E o que o Great Place To Work® pode garantir, ao longo dos seus mais de 20 anos de atuação no mercado, é que a produtividade é alcançada pelas pessoas!

São as pessoas que fazem uma empresa funcionar, que ligam uma máquina e acompanham o seu desenrolar. Elas não funcionam com um botão. Precisam de atenção, consideração, reconhecimento, bem-estar, e motivação para trabalhar.

Pontos que influenciam o cotidiano, e que fazem a produtividade ficar cada vez mais longe. Por qual motivo? Pois sem cada um desses fatores, o funcionário deixa de pensar na sua atividade, para imaginar como seria se ele os tivesse.

O mais interessante, até aqui, é que qualquer empresa pode se tornar um ótimo lugar para trabalhar. Sendo grande, ou pequena. Familiar, ou em sociedade. E para isso, é preciso envolver os funcionários, através da liderança ou missão.

Ao envolver os funcionários, a empresa cria um ambiente de trabalho estimulante e espontâneo, em que a relação de alto confiança entre líder e liderado é tanta que a autonomia é a chave do contato entre eles. A inovação, sua característica.

 

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