O caminho para se tornar um Great Place to Work pode ser longo, mas no fim vai valer a pena para a sua empresa. Durante os mais de 20 anos de atuação do Great Place to Work® em todo o mundo, descobrimos que neste caminho existem nove práticas culturais - pontos de parada importantíssimos para que a sua empresa possa chegar lá. Clique nos botões abaixo e descubra!

 

  • Panel 1
    Antes de mais nada, é preciso ter as pessoas certas na empresa! E a melhor maneira de fazer isso não é necessariamente contratando os candidatos com mais experiência ou o currículo mais longo. O essencial é que o contratado seja uma pessoa que esteja alinhada com a cultura da empresa.
  • Panel 2
    Uma vez que a pessoa certa foi escolhida, é hora de dar o próximo passo que permitirá que ela se destaque: assegurar que o trabalho tenha um significado especial para o colaborador (ou seja, sua empresa não pode ser apenas o lugar que ele vai para poder pagar as contas), além de transmitir os principais elementos da cultura da empresa.
  • Panel 3
    Mas como fazer isso? Uma boa comunicação é fundamental para que a empresa seja capaz de inspirar seus colaboradores. Por isso, ela deve ter diversos canais de comunicação abertos e efetivos para sempre poder transmitir sua mensagem para seu público.
  • Panel 4
    Mas falar é só metade do trabalho! É igualmente importante que a empresa escute – e leve a sério – as sugestões de seus colaboradores. Não se esqueça que não há ninguém que tenha mais conhecimento sobre o funcionamento de uma empresa do que aqueles que estão vivendo a operação diariamente. Muitas das Melhores Empresas para Trabalhar contam com a ampla participação de funcionários, inclusive em decisões estratégicas.
  • Panel 4
    E essas empresas sabem que seus colaboradores terão sugestões de altíssima qualidade porque mantêm um esforço constante para aprimorar seus conhecimentos e habilidades. E, do outro lado, o funcionário quer se envolver ao máximo porque sabe que a empresa irá oferecer muitas oportunidades de desenvolvimento para aqueles que a merecem.
  • Panel 4
    Nem precisamos falar que saúde é fundamental, não é? E não estamos falando apenas de saúde física. As Melhores Empresas também cuidam da saúde psicológica, financeira e até mesmo espiritual de seus colaboradores e suas famílias, porque sabem que tudo isso é, no mínimo, tão importante quanto a vida profissional. Com isso, o vínculo se torna cada vez mais forte e todos estarão ainda mais engajados e comprometidos a trazerem os melhores resultados possíveis!
  • Panel 4
    Nesse ponto, sua empresa está praticamente no piloto automático. Melhores resultados, inevitavelmente, começarão a aparecer. Para manter o pique, é essencial que os colaboradores tenham suas conquistas reconhecidas e sintam que a gratidão que eles têm por estar em um Excelente Lugar para Trabalhar é retribuído pela empresa.
  • Panel 4
    Além de agradecer, é hora de celebrar as grandes conquistas! Além do reconhecimento, eventos de celebração permitem com que colaboradores que não têm muito contato entre si convivam mais e se conheçam melhor. Isso facilita a comunicação entre departamentos e fortalece o vínculo entre toda a equipe.
  • Panel 4
    E é claro que todos esses resultados se traduzem em um melhor resultado financeiro no final das contas. E aí, as Melhores Empresas dividem os resultados desse grande esforço coletivo: não só com os funcionários sob a forma de bônus e participação nos resultados por exemplo, mas também para toda a comunidade à sua volta, que permite que a empresa se desenvolva!

Essas são as 9 práticas culturais do GPTW. E com uma cultura organizacional sólida e estruturada, você encontrará alguns atalhos na estrada. E assim, as Melhores Empresas formam pessoas melhores, que por sua vez, contribuem para uma sociedade melhor para todos! 

Para conhecer mais sobre as práticas culturais GPTW, faça o download do nosso material exclusivo.

 
Relatório de Práticas Culture Audit©

Ao participar da pesquisa gratuita para os rankings das Melhores Empresas GPTW, você receberá a nota final do Culture Audit©. Da mesma forma, também é possível adquirir um relatório no qual faremos uma avaliação completa da cultura organizacional da sua empresa.

Saiba Mais